«
»


Cadastre sua empresa

Qual a diferença de poço artesiano e semi-artesiano?

Poço artesiano – as águas são puxadas através de uma bomba e vêm através de canos, geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, donde, a água vem mais pura e com mais sais mineiras.

Semi-Artesiano é um termo popular usado para poço profundo em que a água não jorra, necessitando de ser bombeado para obtenção de um determinado volume de água.

Fonte: Yahoo! Respostas

33 Comments »

Quimico:

COMO A AGUA PODE VIR MAIS PURA E COM MAIS SAIS AO MESMO TEMPO? hahahaha. Lamentavel

March 8th, 2011 | 10:35 pm
Biólogo::

Um pouco de bom senso ajuda a compreendermos melhor as pessoas.
Com certeza quer se dizer que é mais “pura” no sentido de ser potável e livre de contaminantes tanto químicos quanto biológicos, como por exemplo os coliformes fecais.

June 12th, 2011 | 2:09 pm
agronomo:

nao adianta tentar amenizar a explicaçao o cara é burro mesmo!!! (no artesiano a agua vem atraves de bomba e no semi-artesiano a agua é bombeada) kkkkkkkkkk, é a mesma coisa.

July 9th, 2011 | 8:34 pm
Engenheira:

Registro a presença de mais uma curiosa que saiu rindo deste site…
Faça-me o favor, viu?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

July 24th, 2011 | 12:05 pm
juninho:

ai que burro, da zero pra ele !

August 9th, 2011 | 6:20 am

o 1 é burro 0 2 iguinoronte Poço arteciano não precisa bomba poço semi vai bomba ou precisa recalcar a agua pois não tem presão soficiente para jorrar este normalmete pega agua de superficie e hoje e na atualidade com o descaso estão acabando com a agua que não nos pertence pois a nossa (rios)virou caminho para dejetos.Sidnei

August 18th, 2011 | 6:45 am
Engenheiro:

Tudo errado. A denominação correta para artesianos e semi-artesianos, sem distinção entre ambos, é POÇO TUBULAR PROFUNDO. A necessidade ou não de bombeamento vai de acordo com a pressão da água no subsolo.

August 18th, 2011 | 7:31 pm
maria einstein:

poço artesiano pressupõe a existência de um lençol d’água entre rochas que sofreram dobramentos, sendo aberto na parte mais baixa; a água deve jorrar naturalmente, para atingir o nível mais alto do lençol. No poço semi-artesiano, somente uma das vertentes é mais alta do que o poço. entrei aqui para ver se encontrava mais informação sobre poços artesianos e vi que tem gente que trabalhando com a coisa sem saber o que significa. continuo confiando mais nas aulas de geografia e de ciências do velho ginásio.

August 30th, 2011 | 4:07 pm
Nei:

meu Deus quanta burrice, poço artesiano e aquele que se puxa aguá com uma lata e uma corda cambada de burro kkkkkkkkkk

September 2nd, 2011 | 6:27 pm
Leoncio:

O auto didata me fez sair rindo, pois é um puta de um analfabeto metido a conhecedor, não sabe nem escrever!!! Vá para a escola, seu burro!!!

September 27th, 2011 | 7:23 am

TODOS CRITICAM POREM NAO RESPONDEM A PERGUNTA!

September 27th, 2011 | 1:11 pm
Quase engenheiro:

Poço tubular profundo (semi-artesiano) é um poço onde a água captada não é confinada, ja o artesiano, a água é confinada, se a água confinada tiver pressão, ela podera ser jorrada para a boca do poço, ai diz poço artesiano jorrante.

November 24th, 2011 | 9:29 am
drika:

ahhhh meu deus , vim nesse site para tirar duvida e agora não sei nem se poço tem água mais e agora tem alguem que realmente entende alguma coisa ? ou vamos ter ki dar zero para todos heim ?

February 1st, 2012 | 6:58 am
Hidrotécnico:

Meu povo,

Poço artesiano, palavra formada por aglutinação que significa:
1) Arte (feito com arte, com cuidado, com esmero)
2) Si : unico, proprio de si mesmo e sem influencias
3) ano: feito no prazo de até um ano.

Por isto é artesiano.
Nada a ver com bombas, vazão, etc..

Gente, vamos simplificar as coisas na vida !!

February 2nd, 2012 | 4:18 pm

Quero agradecer à todos pelo bom humor aqui gerado gratuitamente, ganhei o dia, muito melhor que Zorra total.

March 9th, 2012 | 5:54 am
Oliveira:

Nossa entrei nao sabendo a diferenca dos pocos e sai nao sabendo muito mais

March 11th, 2012 | 6:42 am
rubens:

NADA DISSO – houve um pequeno erro de digitação o artesiano na verdade é Martesiano – isto é – água proveniente de marte – Todo mundo sabe que a Nasa está procurando água em Martre – pois é – essa água, gauando encontrada será uma água martesiana – sacou? – quanto a semi-Martesiano – é simples – é a água que encontramos no caminho de marte n- por exemplo – na lua, etc..é do projeto de marte mas não foi encontrada examtamente em marte – daí Semi-Martesiano.

Aguardem – logo logo teremos os poços Jupterianos, Saqturnianos…etc. mas por enquanto ficamos com os poços Martesianos.
Abraços

March 11th, 2012 | 7:28 am
geo:

Pessoal
Que confusão é esta? Vou dar uma pequena explicação para os interessados em aprender alguma coisa com fundamento científico
A região onde a água se encontra acumulada no subsolo chama-se aquífero. Este pode ser poroso (a água se encontra e migra nas porosidades das formações hospedeiras) ou fraturado (a água se encontra e migra em fraturas). O aquífero, pode ocorrer de duas formas. 1- Confinado: É um aquífero que se encontra selado por duas camadas, uma superior, e uma inferior. A unica zona exposta dele é na superfície onde recebe água ( chamada de área de recarga). Ao aquífero confinado dá-se o nome de artesiano. Se a configuração deste aquífero proporcionar uma diferença de cota e de pressão, de formas que a água jorre naturalmente, chamamos este processo de artesianismo Jorrante, ou seja,se perfurarmos um poço ele poderá ser chamado de artesiano, porque seu aquífero é confinado, e jorrante porque tem pressão suficiente para fluir naturalmente. Se não é jorrante, mas é confinado, chamamos simplismente de Artesiano. 2- Aquífero livre: è o aquífero que não está confinado, ou seja, está livre na sua parte superior. Este normalmente tem uma zona de recarga maior, mas ocorre em profundidaes menores. O que se denomina informalmente de semi-artesiano,provavelmente é um poço de água perfurado no aquífero livre, mais raso, e não tem nada a ver com artesianismo.
Deu para entender?
Apesar de toda a definição científica acima, o termo artesiano se popularizou como denominação de qualquer poço de água perfurado com equipamentos maiores e mais tácnicas de revestimento, com filtros, testes de vazão, etc., e poços semi-artesianos como poços mais simples, menos elaborados.
Como podem ver, o fato de ser bombeado ou não, não tem nada a ver com o processo de artesianismo.
Existe uma ciência chamada geologia, e dentro dela uma área que se chama de hidro-geologia, que estuda os fenômenos de acumulação e migração da água no subsolo.
Um abraço

March 16th, 2012 | 7:52 pm

Parabéns Geo.. sem maldade .. de todos os B…os, vc.foi o mas correto

May 17th, 2012 | 2:42 pm
severino:

ate que apareseu augem que entende do asunto o geo

June 10th, 2012 | 7:09 am
laercio:

Só tenho uma dúvida: Poço é com cedilha mesmo ou com 2 esses (posso)?
Afinal, depois de tanta besteira peguei “burricite” (exceção feita ao GEO, que foi, sem dúvida a mais coerente r, também aos que se divertiram com as respostas idioras dadas.

August 11th, 2012 | 3:47 pm

O SEMI ARTESIANO FURA-SE ATÉ ENCONTRAR PEDRAS (ROXAS DURAS).. SE HOUVER ÁGUA BELEZA. VIRA POÇO SEMI ARTESIANO. O SEMI ARTESIANO A BROCA ATRAVESSA ÀS PEDRAS ATÉ CHEGAR AO LENÇOL FREÁTICO.

August 26th, 2012 | 6:33 pm

Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesiã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. então todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho, isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço, então em e qualquer escavação neste local o nível da água terá de passar o da superfície.

August 28th, 2012 | 10:40 am
Giuliano:

Parabens ao Geo. Para aqueles que entraram neste site com o intuito de avacalhar, deveriam ter entrado mudos e saído calados!

October 3rd, 2012 | 12:47 pm
Warley L. Vilela:

A explicação do GEO está correta.
Mas, gostaria de colocar apenas uma dúvida em relação à pressão e de ser jorrante ou não.
Poço artesiano jorrante: é quando o nível do poço está abaixo do nível de recarga do aquífero confinado, que é chamado de Superfície Potenciométrica ou Piezométrica, fazendo com que a pressão jorre a água naturalmente, sem a necessidade de bombeamento.
Poço artesiano não-jorrante: é quando o poço está acima do nível de recarga do aquífero confinado, por isso não tem pressão para jorrar água sozinho, necessitando de bombeamento.
:)

October 24th, 2012 | 7:39 am

oqu-e se entende por poço artesiano

November 11th, 2012 | 7:47 am

oque* ??

November 11th, 2012 | 7:49 am
Brás Silva:

Poço artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca to tubo para controlar a saída da água.
Poço semi-artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água não é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando instalação de equipamento no interior do poço para efetuar a bombeamento da água.

January 17th, 2013 | 10:29 am
francisco pinheiro:

contador…de istoria…resumo..qualquer poço quando chega verao, precisa de ”todas as bombas” para puxar agua e distribui-las…

March 6th, 2013 | 7:12 am
Luiz - professor:

Quanta perda de tempo, quanta bobagem! Como um site com este nome pode se permitir tanta coisa inútil – com pouquíssimas exceções ? Usemos a tecnologia em benefício próprio e das pessoas de uma forma geral. Uma simples pergunta que poderia ser respondida de forma simples disparou um festival de besteiras e de erros grotescos generalizados. Eu que buscava uma informação sobre o assunto, quando vi o nome do site, disse – é este. Enganei-me totalmente. Quem perde? Todos nós.

March 17th, 2013 | 7:01 am

After I initially left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I recieve four emails with the exact same comment. Is there a way you can remove me from that service? Thank you!

July 2nd, 2013 | 5:57 pm
williams:

boa tarde
tenho uma maqu. do mini poço com broca para furar rocha se alguen tiver algun poço e não tenha alguen estamos prontos para ajúdalo pois sou novo na rejião de sorocaba williams 15 96629475 vivo 15 81495990 tim fico noaguardo dos colegas de profição comição a quem pasar algum poço.

August 11th, 2013 | 12:23 pm
Jose Aquarel:

Nunca li tanta bobagem junta. Vou tentar explicar aqui para os leigos em geologia, como funciona uma poço seja semi-artesiano ou artesiano profundo. Existe no solo uma substancia quimica chamada shispolitak que foi formada no tempo dos dinossauros,que armazena muita agua no sub solo.

October 22nd, 2013 | 10:25 am
Leave a Reply

Comment


contato@pocosartesianosbr.com.br